terça-feira, 4 de setembro de 2012

Escritórios de contabilidade preocupam-se em planejar sucessão


Pesquisa demonstra a preocupação do setor com a profissionalização, que passa necessariamente por gestores bem preparados
 Oitenta por cento dos escritórios de contabilidade preocupam-se em planejar a sucessão da gestão da companhia e em preparar seus sucessores para este momento. Os dados fazem parte da pesquisa conjunta realizada pela Trevisan Escola de Negócios e Unisescon com um universo de 204 empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescon).
“A pesquisa demonstra a preocupação do setor com a profissionalização, que passa necessariamente por gestores bem preparados”, avalia o diretor da Trevisan Escola de Negócios, Fernando Trevisan.
 A grande maioria dos sucessores se interessam ou estão no caminho de aprimorar os conhecimentos para assumir o comando. Segundo o levantamento, 42% já são bacharéis ou estão cursando graduação em Ciências Contábeis, enquanto 39% pretendem realizar o curso.
 A pesquisa aponta que 64% dos possíveis sucessores estão acima dos 21 anos, mas há um número considerável entre 17 e 20 anos (13%) e abaixo dos 16 anos (23%). A maior parte das empresas pesquisadas ainda tem a primeira geração no comando. A pesquisa foi realizada entre os dias 09 de maio e 06 de junho.
 Confira dos dados completos:
 Geração de comando:
 1a geração – 79%
 2a geração – 13%
 3a geração – 1%
 Aquisição – 7%

 Considera importante planejar sucessão:
 Sim – 80%
 Não – 20%

 Tem filhos e sobrinhos com interesse no negócios:
 Sim – 58%
 Não – 42%

 Idade dos possíveis sucessores:
 Acima de 21 anos: 64%
 De 17 a 20 anos: 13%
 Menos de 16 anos: 23%

 Interesse do sucessor por graduação em Ciências Contábeis:
 Sim – 39%
 Já cursa – 23%
 É bacharel – 19%
 Não tem interesse – 39%
Fonte: Incorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário