A partir do dia 10 de dezembro, a
Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) começará a exigir o uso de
certificado digital para o registro de empresas no Cadastro Web.
A medida é parte do projeto de modernização da
Jucesp, com objetivo de virtualizar o atendimento ao usuário e implantar um
processo único de abertura e encerramento de empresas pela internet, além de
aumentar a segurança do registro empresarial.
Os usuários terão até o dia 9de dezembro para
finalizar os processos preenchidos via e-mail e senha. A partir do dia 10 serão
aceitos somente acessos via certificação digital e não será possível recuperar
informações salvas anteriormente.
Cadastro Web
A partir de março desta ano, o Cadastro Web
passou a contar com a opção de acesso via certificado digital. Em maio, começou
a ser obrigatório para as sociedades anônimas e em em julho, começou a ser
exigido para as sociedades limitadas.
O certificado também será exigido para os
modelos de Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade
Limitada (Eireli), cooperativas, e todos os demais, tornando-se exclusivo para
a solicitação de qualquer ato de registro.
Nesta primeira fase, o certificado digital utilizado
no Cadastro Web não precisa ser necessariamente do titular ou sócio da empresa
interessada no registro. O acesso ao sistema pode ser feito com a certificação
de um profissional de contabilidade, advogado, procurador, auxiliar ou
preposto.
Fonte: UOL
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