segunda-feira, 18 de julho de 2016

A Certificação Digital na comunicação transparente dos processos contábeis


Em janeiro deste ano, o SPED, o mais revolucionário programa de relacionamento entre o Fisco e o contribuinte, completou 10 anos. Com ele, a comunicação com o governo tornou-se mais ágil, transparente e eficiente.

A comunicação aliada à tecnologia e à transparência é imprescindível para uma empresa manter-se firme no mercado. Em janeiro deste ano, o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, o mais revolucionário programa de relacionamento entre o Fisco e o contribuinte, completou 10 anos. Com ele, a comunicação com o governo tornou-se mais ágil, transparente e eficiente.

No começo, a sensação foi de dúvida no cenário contábil empresarial, já que, antes do Sped, toda a documentação era baseada em carimbos, papel e arquivos, e migrar processos físicos para o digital exige uma mudança cultural.

Com o Sped tudo mudou. Há dez anos, os livros e os documentos contábeis e fiscais passaram a ser emitidos de forma eletrônica, unificando as atividades de recepção, validação, autenticação e armazenamento dos documentos; que integram a escrituração fiscal e contábil das empresas. Ele unificou as informações das três esferas de arrecadação: municipal, estadual e federal.

Diante dos benefícios proporcionados - transparência, agilidade e sustentabilidade - o Sped gradativamente é ampliado com novas aplicações. Este ano, por exemplo, entrou em vigor o eSocial e, em 2017, deve começar a vigorar o Bloco K.

E por que o sistema é transparente? Entre outros fatores tecnológicos, o Certificado Digital é o maior aliado do Sped, porque garante a autoria e a integridade das informações transmitidas. Graças à tecnologia, a papelada, que muitas vezes assombrava os Contadores no momento de procurar um documento ou passar por auditorias, foi substituída por arquivos eletrônicos.

"A Certisign tem muito orgulho de, há 20 anos, acompanhar a evolução do Sped junto com os Contadores, que são aqueles que mais conhecem a tecnologia da Certificação e disseminam os benefícios. Por isso, estamos sempre pensando em maneiras de facilitar a vida desses profissionais. Prova disso está no lançamento do Certificado Digital Mobile, que facilita a comunicação entre contadores e clientes, e na disponibilização de plataformas para o uso do Certificado, como o Portal de Assinaturas, que permite a assinatura de qualquer arquivo eletrônico com valor legal", explica Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo e Canais da referida empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário