sexta-feira, 12 de agosto de 2016

6 passos para ter uma equipe de alta performance

Para que o seu time chegue a esse patamar, porém, são necessários um bom planejamento, uma boa gestão de equipe e as ferramentas certas. Se você quer contar com uma equipe de alto rendimento na sua empresa, confira no post de hoje quais passos devem ser tomados e os coloque em prática o quanto antes!
Assuma uma postura de liderança
Por mais que algumas decisões possam (e devam, dependendo do caso) ser mais democráticas, em alguns momentos é preciso que alguém faça uma escolha firme e enfática. Assuma essa posição de maneira que todos compreendam qual é a melhor saída e trabalhem para que ela ocorra.
Conheça seus profissionais
É papel do gestor conhecer todos os membros da equipe e isso vai além de apenas saber os nomes deles. Você deve entender a maneira como cada um trabalha, quais são seus pontos fortes e no que eles devem melhorar. Isso contribui na hora de distribuir as tarefas e também para incentivar o aperfeiçoamento profissional.
Defina metas
As metas ajudam a manter a equipe estimulada a trabalhar em uma mesma direção. Porém, na hora de defini-las, é preciso ter os pés no chão e considerar as vantagens e limitações de cada colaborador. Metas escolhidas na base do “achismo”, sem levar em consideração os dados e a realidade da empresa, podem ser impossíveis de ser alcançadas, o que desmotiva bastante a equipe.
Compartilhe os planos de ação
Quando as metas forem definidas, deixe bem claro para os colaboradores quais são elas e como a empresa pretende alcançá-las. Cada um deve saber exatamente qual é o seu papel, a função que precisa desempenhar e como o seu trabalho se relaciona com o de outros membros da equipe.
Isso não significa que um deve interferir no trabalho do outro, mas sim que eles precisam saber quem procurar quando tiverem que resolver alguma dificuldade ou conflito. Compartilhar os planos de ação também ajuda o colaborador a entender de que forma o seu trabalho pode impactar no resultado da equipe e, por isso, melhora o engajamento do time.
Mantenha sua equipe de alta performance alinhada
Conforme dissemos no tópico anterior, os trabalhos de cada um dos membros da equipe estão relacionados. Por isso, é necessário que o time esteja bem alinhado, contando com reuniões periódicas para que todos estejam cientes do andamento do trabalho e atingimento de metas, e para promover a troca de ideias.
Motive seu time
Depois de estabelecer metas de acordo com o perfil de cada colaborador, deixá-los cientes de qual caminho devem tomar e garantir que todos estejam na mesma página, sua equipe de alta performance está pronta para trazer resultados incríveis. Porém, para que isso seja duradouro, é preciso que ela esteja sempre motivada.
A motivação do time começa já na seleção: é preciso montar uma equipe com pessoas cuja visão seja semelhante e que compartilhem os mesmos valores. Dessa forma, fica mais fácil trabalharem em um objetivo comum. Além disso, o gestor deve cumprir um papel de mentor e buscar sempre o aperfeiçoamento de todos para garantir a motivação.
Fonte: Sage Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário