quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ministro marca reunião para discutir corte de IPI de carros


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir segunda-feira com representantes da indústria automobilística para discutir a prorrogação ou não da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incentivo fiscal em vigor até dia 31.

O ministro disse ao Valor que pretende discutir o desempenho do setor desde o início da concessão do benefício. Segundo Mantega, as vendas de setembro caíram em relação a agosto porque o mês passado teve apenas 19 dias úteis contra 23 dias úteis de agosto. "No dado dessazonalizado, houve crescimento", afirmou.

O ministro não quis antecipar sua intenção, mas fontes oficiais adiantam que provavelmente o incentivo do IPI durará até o fim do ano, numa transição para a vigência do novo regime automotivo, a partir de janeiro de 2013.

Ontem em Brasília, o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou que espera para próxima semana uma análise do governo sobre a prorrogação do IPI dos carros. Depois dessa avaliação, ele espera que o setor seja chamado para conhecer o "posicionamento firme" da área econômica sobre o assunto.

Moan defende a prorrogação do benefício para que os preços continuem baixos, o que acaba impulsionando as vendas. "Preços mais baixos sempre alavancam as vendas", disse.

O vice-presidente da Anfavea e outros representantes do setor automotivo estiveram reunidos com o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo de Oliveira. Segundo Moan, o tema do encontro foi o novo regime automotivo e não a prorrogação do IPI reduzido para os carros.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário