Até junho, consumidores de todo o
Brasil passarão a ter direito de saber qual a participação dos impostos no
valor final de produtos e serviços adquiridos. A medida, sancionada em
dezembro, tem o prazo de seis meses para ser implementada. Além de discriminar
na nota fiscal a totalidade referente a tributos federais, estaduais e
municipais, que incidem sobre mercadorias ou serviços, a lei admite que os
estabelecimentos exponham painéis informativos com os valores ou os percentuais
dos impostos. A regra também se aplica ao caso de produtos com regimes
tributários diferenciados.
A medida agradou a pedagoga Renata Teixeira.
Segundo ela, no dia-a-dia, é difícil descobrir quanto que é pago de imposto nas
compras. Renata não sabe, mas só na lista de material escolar das filhas, a
tributação de alguns itens pode chegar a 47% do valor do produto. Se for
analisar o carrinho de compras no supermercado, itens básicos como arroz e
feijão têm uma carga tributária de 17,24%. Caso as compras incluam itens de
higiene pessoal, como xampu, a tributação chega a 44,20%. “A gente tendo isso
mais claramente vai acabar pensando melhor na hora de comprar. Você pondera
mais, na hora que está comprando, para não pagar tanto”, afirma Renata.
Na opinião do presidente do Instituto
Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Eloi Olenike, a principal
vantagem da lei será esclarecer os valores desembolsados com os tributos pelos
contribuintes. “Por meio da exposição dos valores dos impostos, as pessoas vão
começar a cobrar um melhor investimento desses recursos, principalmente, em
serviços públicos”. Segundo ele, a aprovação da lei foi uma vitória. “Essa lei
é decorrente de uma ação popular, ou seja, uma coleta de assinaturas, feita em
2005. Foram quase 1,6 milhão de assinaturas”, relembra.
Ônus
Apesar de beneficiar todos os consumidores,
segundo Fernando Castelo Branco, presidente do Conselho Temático de Economia,
Finanças e Tributação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a
nova lei trará um ônus para a indústria uma vez que será necessário controlar
os percentuais dos tributos que incidem sobre as mercadorias. “Para quem faz um
produto e está localizado em um estado, não é problemática. Mas uma empresa que
tem uma linha diversificada e atua em vários estados, ela vai ter um custo
adicional só para ter o controle”, afirma Fernando. Ainda segundo ele, a
expectativa da indústria é que, com a nova lei, o governo tenha mais “pudor” na
tributação.
Conscientização
Segundo Hugo de Brito Machado, professor de
direito tributário, é uma garantia do consumidor saber se, no preço da
mercadoria ou do serviço, está embutido algum valor que será destinado ao
governo. Segundo ele, desde 1988, a Constituição Federal prevê a necessidade de
esclarecimento dos valores destinados aos tributos, no entanto, somente agora,
a discriminação dos impostos se tornou lei. “É uma medida positiva, mas de
efeito bastante demorado. As pessoas acham que só pagam impostos aqueles vão
aos bancos e efetuam os pagamentos correspondentes, o que não é verdade”,
explica.
Fonte: Clube dos Contadores
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